terça-feira, novembro 15, 2005

A insustentabilidade da compreensão exacta

Estou com dificuldades em exprimir aquilo que vou sentindo no meu dia a dia. Acho que me tenho que esforçar mais por tentar explicar o que é quero dizer com isto. Acho que esta é a primeira insustentabilidade da qual eu posso falar - É impossível nós conseguirmos passar exactamente aquilo que sentimos às outras pessoas, mesmo que esse seja o nosso objectivo. É uma leveza insustentável. É uma incapacidade de leveza. Começo então por esta e depois virão as outras.

3 Comments:

At terça-feira, novembro 15, 2005 11:23:00 da manhã, Blogger Currupio said...

E se ao ocultarmos nas palavras revelarmos nas expressões?

 
At terça-feira, novembro 15, 2005 12:28:00 da tarde, Blogger Saraï said...

É uma leveza insustentável não sermos compreendidos...
É uma incapacidade de leveza querermos ser compreendidos, para nos justificarmos aos outros, para lhes mostrar os nossos sentimentos...
O que procuramos afinal para a nossa vida? o Peso ou a Leveza? qual deles o menos Insustentável?

 
At segunda-feira, novembro 21, 2005 1:05:00 da manhã, Blogger Cuca said...

É na verdade insustentável, mas é também um corante da nossa vida e que dá significado a muitos acontecimentos. Cada um de nós fica na memória com aquilo que interpretou e sentiu num dado momento, ninguém se lembra dos factos como aconteceram ou analisam as situações de forma "imparcial e objectiva". É brutal e ao mesmo tempo maravilhosa a forma como interpretamos (mal ou bem) aquilo que nos dizem e aquilo que se faz... o mesmo acontecimento pode ser vivido de maneiras muitissimo diferentes e nós pensamos muito humildemente: "caramba era assim tão complicado perceberem o que eu queria dizer?" Muitas vezes a respota é: agora que explicas não era muito complicado, mas na altura...
O grande desafio da empatia (palavra tão doce e tão distante de todos nós) é saber ver com os olhos dos outros, sentir com a pele dos outros e pensar com a experiência e as vivências dos outros. Será que me consigo fazer entender? ;)
Beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home