quarta-feira, fevereiro 01, 2006

No Amor, a insustentabilidade da desconfiança.

Enquanto não amamos teorizamos sobre o amor. Acho que todos temos feito destas coisas. Eu pertenço a este todos. Enquanto não amei, simplesmente, fui um bom teorizador.
A insustentabilidade da desconfiança numa relação... ui. Dói e custa. É tudo ou nada. Se fôr a meio termo se calhar já não é amor. É outra coisa qualquer mas se calhar porque não custa tanto, ou custa menos não confiar do que confiar, não sei se podemos chamar isso de amor.
Quando pensamos em amor nunca pensamos em tudo. Não conseguimos ser "calculistas" ao ponto de descobrir tudo e de imaginar como será a vivência das coisas. É sempre mais... e aprender é sempre bem mais doloroso do que aquilo que imaginamos.
Deixo esta insustentabilidade amorosa que sentimos a certa altura da vida...
Abreijos

7 Comments:

At quarta-feira, fevereiro 01, 2006 7:58:00 da tarde, Blogger Currupio said...

"Enquanto não amei"...
Isso é grave, ou foi má escolha de palavras?

E já agora, quando te casas?

 
At quarta-feira, fevereiro 01, 2006 9:56:00 da tarde, Blogger Saraï said...

Faço minhas as perguntas do Currupio...
... E deixo para outra altura os comentários ao que está escrito...

 
At quarta-feira, fevereiro 01, 2006 10:15:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

idem aspas ao Currupio e a Saraï.

Continuando.

Sabes..
amar é complicado.
Saber amar é dificil.
Ser amado é bom, mas por vezes não nos deixamos amar.
Por isso, ser amado também não é fácil.

Beijinhos.

 
At quarta-feira, fevereiro 01, 2006 10:32:00 da tarde, Blogger Saraï said...

Há muitas formas de Amor (Eros, Philos e Ágape... )... claro que estás a falar de Eros, e sobre esse, gostamos todos muito de teorizar... mas sobre os outros, muitas vezes nem isso fazemos, enfim.
Sobre esse amor, sobre o qual "custa menos não confiar do que confiar", esse, esse realmente não é Amor; é ciúme, é egoísmo, é inveja, é... não Amor.
É muito fácil amar... já todos, algum dia na vida, nos apaixonámos e pensámos que amávamos... depois, se calhar, afinal não era Amor.
Difícil, difícil e deixarmo-nos Amar... isso é que custa.
Custa mesmo, amar alguém, mas não nos deixarmos amar por esse alguém que também nos ama... Custa ao ponto de doer... mas de quem é a culpa? É de quem não se deixou amar, porque para se ser amado tem que se ser humilde... tem que se parecer fraco... e ninguém gosta de parecer um fraco... ... Só que na realidade sai-se forte... era bom que todos descobrissemos isto... que não passa de uma teoria, não é?

*beijos

 
At sexta-feira, fevereiro 03, 2006 1:52:00 da manhã, Blogger Rafael M. Silva said...

Saraï, amiga:
Não. Não falava do amor eros simplesmente. Eu sei bem que tipo de amor é esse. Apesar disso um amor entre duas pessoas que se amam muito e que querem estar juntas tem que ter todas as outras dimensões incluindo mesmo esta do eros. Se as pessoas não se desejarem, se calhar estão bem mal...

Abreijos

 
At sexta-feira, fevereiro 03, 2006 2:19:00 da tarde, Blogger Saraï said...

Sabes porque escrevo "Eros, Philos e Ágape"? Porque é esse o crescendo... é essa a ordem de grandeza do Amor. Naturalmente que Philos é maior que Eros, e que comporta também Eros; mas Ágape é bem maior que Philos e que Eros... é o Amor-que-Devora. Não no mau sentido... mas no sentido da "perfeição": do Amor confiante.
E onde há confiança, há amizade, há desejo.
Ainda bem que não falavas simplesmente de eros... mas falando de que qualquer um deles ou de todos... se tivermos medo de nos deixarmos amar... por mais que amemos... a insustentabilidade existirá sempre.
Aí sim, devemos dizer sempre: "Enquanto não amei". Porque Amar é também deixar-se Amar. Claro que, e mais uma vez, não passam de teorias, como em tudo aquilo que se refere aos sentimentos, nos quais não há verdades científicas...
Vindo dos pensamentos da cientista, é um bocado estranho eu não me esforçar por pôr à prova todas estas belas teorias... ;)

*beijos

ps: não respondeste à minha pergunta, à do currupio e à da mikas...(um em três). ;)

 
At sexta-feira, fevereiro 03, 2006 2:29:00 da tarde, Blogger Rafael M. Silva said...

Resposta ao P.S.
Isso agora... lol

 

Enviar um comentário

<< Home