sexta-feira, abril 13, 2007

Para procurar o mais, sentir o menos?


"A ignorância é o princípio da sabedoria"

Aprendi isto numa das aulas de Filosofia com um grande mestre. A frase não é dele. Até poderia ser.
Esta frase tem-me acompanhado desde então. A ignorância é o princípio dos sábios. Sábio não é o que sabe tudo mas aquele que quer saber muito. Tudo o que puder. O fim deste processo é algo insdescritível. É algo que nos enche a alma e nos faz "cócegas" no ego. É a perceber que somos capazes de distinguir e integrar coisas que não imaginávamos.
O início deste processo é que é bastante doloroso. O não saber é doloroso. Ter consciência de que não sabemos é ainda mais doloroso. E se, por acaso, acontece que não sabemos como obter o conhecimento... então "suamos sangue"....
Apercebemo-nos, contudo, que é a partir do sítio que estamos que podemos partir para outro lugar; é daquilo que não sabemos que podemos partir para o saber; é da dor que podemos partir para a alegria....


2 Comments:

At segunda-feira, abril 16, 2007 9:09:00 da tarde, Blogger Saraï said...

É uma frase extraordinária!
Diz tanto!... e ao mesmo tempo não diz tudo...
Não sei se concordo, se posso concordar, se consigo concordar, se quero concordar com aquilo que dizes...
Enche a alma, sim.
O não saber é doloroso, sim; mas penso que o saber se pode tornar mais doloroso ainda.
"Felizes os pobres de espírito", bem sei não se refere só aos não-sábios... mas também se refere a eles...
Agrada-me sempre ler os teus textos. Trazes-me novas lufadas de "sabedoria" :)

 
At quinta-feira, maio 10, 2007 6:21:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Muito legal o teu blog.
Ando passando por períodos conturbados, em que sequer consigo me olhar no espelho. Clamo por vida, mas uma força em mim acaba me puxando para baixo e para o nada.

Sabe o que é pior? Essa força conta com o aval de minha vontade em grande parte das vezes. Um acomodado, idealista, paralisado, medroso, cauteloso...

Nas minhas andanças pela net, ando buscando o que ler e pensar. E encontrei teu blog, no meio de tanta coisa boa que ando lendo.

Parabéns. Pequenas doses de abedoria e reflexão. Um dia ainda vou escrever o meu, e divagar sobre a vida, contar meus podres, dores, delícias, dúvidas.

Abração!

psi_empty@hotmail.com

 

Enviar um comentário

<< Home